“Quer relaxar em um programa diferente na cidade do Rio de Janeiro. Um passeio para todos os gostos e orçamentos?
Que tal a Ilha da Gigoia e as outras ilhas da região? É possível chegar de metrô, Uber, táxi e carro, e é de fácil acesso.
Combinar metrô com a travessia para a Ilha da Gigoia é a opção mais econômica. Você sai do metrô e caminha até a altura da Avenida Lombardi 370, onde, ao lado do posto Shell e de uma barraquinha do McDonald’s, encontra uma viela ao lado do prédio com tons verdes escrito IPMED. Mas atenção, os locais chamam esse local de UNIMED. Antes de ser a sede do IPMED, ali foi por muitos anos a sede da UNIMED na Barra da Tijuca.
O sistema de barcos pode ser um pouco mais complexo, pois existem várias possibilidades e diferentes sistemas de transporte operando.
O mais simples, barato e direto são as chalanas, que ficam no deck principal de acesso para a Ilha da Gigoia. Elas fazem a travessia continuamente com intervalos de minutos e a passagem custa R$ 3, para não moradores.
As Chalanas são baratas e super interessantes para quem quer dar uma caminhada, mas não oferecem acesso a todos os restaurantes e ilhas, alguns não têm acesso por terra.
No deck da UNIMED também é possível ter acesso a barcos-taxi e chalanas que fazem outras rotas alem da travessia.
Carro ou Uber?
Ainda para quem quer dar uma caminhada o mesmo deck pode ser útil para quem vem de Carro ou Uber, a referência continua sendo a Avenida Armando Lombardi 370.
Para quem vem de carro surge a questão natural, Onde Estacionar que abordo outra hora.
Cais do Metrô
Uma opção alternativa às chalanas da travessia ‘Unimed’ até o deck principal da Ilha da Gigoia é o deck ao lado da estação de Metrô Jardim Oceânico, estação terminal com integração ao BRT. Porém, atenção: há duas saídas, Praia e Lagoa. Utilize a saída Lagoa.
Para referência em Google Maps e Uber, use ‘Estação Metrô Jardim Oceânico, Saída LAGOA’. Tenha atenção ao selecionar no app, pois a saída Praia fica do outro lado da avenida.
Neste deck, a experiência é um pouco diferente. Aqui ficam estacionados durante boa parte do dia barcos ou chalanas, disponíveis para levar diretamente a outras ilhas ou mesmo à principal da Gigoia, além de oferecer passeios ao redor das ilhas. Os preços variam de acordo com o dia, a temporada, e se o passageiro é morador ou visitante.
Você negocia diretamente com o marinheiro da vez. Todos são associados a uma associação de marinheiros da região, proporcionando uma experiência segura.
Barcos-Taxi
Desse cais principalmente, mas não apenas daqui, você pode ter uma experiência diferente e bem confortável que é a de usar o serviço de barcos-taxi, tipo um Uber aquático, você telefona ou passa um zap, informa que está no cais do metrô e diz qual o seu destino, as tarifas são fixas e variam entre 5 a 10 reais a depender da distância do destino desejado.
Você consegue fazer passeios incríveis aqui combinando Metrô, Uber, Carro e os barcos-taxi. Você sabia por exemplo que dá para ir de barco-taxi até o Hotel Windsor Barra, o Barramares, Shopping Downtown?
Entre os vários serviços de barco taxi da região, um se destaca a anos por sua regularidade e tamanho da frota, Simão Express.
Para chamar o Simão, você pode usar o Whatsapp 21 99107-7997
A lista completa de telefones você encontra aqui.

Shopping BarraPoint
O shopping BarraPoint é um acesso clássico para as ilhas, frequentemente usado por quem ja conhece e quer ir direto para um restaurante mais afastado ou em uma ilha que não a Ilha da Gigoia.
Conveniente porque tem um estacionamento no subsolo, boas instalações e o deck via ao lado do restaurante mexicano Los Frick.
Atenção, se combinou passeio com partida do shopping não sai de dentro dele, o deck pertence ao shopping e o seu acesso é por dentro dele.
Inconveniente, horario de funcionamento, pode não ser o ideal para alguns passeios como para as Ilhas Tijucas que as partidas são a partir das 9:00 da manhã e o shopping está fechado.
Cascais
o Cais do Cascais leva esse nome em referência ao edifiício Condado de Cascais, ponto de acesso a ele para quem vem pela avenida Armando Lombardi e entra na Avenida Nuta James e vai até o final.
Aqui tambem é um ponto para chamada de barcos-taxi e é comum terem alguns barcos estacionados regularmente. Atenção com as placas de onde é permitido estacionar, pois são frequentes as ações de choque de ordem da prefeitura com reboque de veículos estacionados irregularmente. A região é cheia de flanelinhas, durante o dia, é tranquilo de estacionar no proprio Condado de Cascais e seguir a pé até o cais.
Para chamar o Simão, você pode usar o Whatsapp 21 99107-7997 e dizer que está no deck do Cascais e informar o seu destino.
Pescadores
O deck dos pescadores leva esse nome em referência ao antigo restaurante da Ilha dos Pescadores, uma pequena ilhota ligada por ponte com o continente.
Hoje a Ilha dos Pescadores abriga o espaço Ilha Itanhangá onde são oferecidos shows.
O deck dos pescadores é acessado via a entrada de dois estacionamentos. Entre sem receio e pergunte pelo deck, fica a menos de 100 metros da entrada do estacionamento.
O deck é servido por uma linha de barcos que leva os interessados aos principais restaurantes da Ilha da Giogoia do lado voltado para a segunda maior ilha da região a Ilha Primeira onde ficam os restaurantes Maracujá, Ocya e Salomé.
Para chamar o Simão, você pode usar o Whatsapp 21 99107-7997 e dizer que está no deck dos PESCADORES e informar o seu destino.
Atenção, aos finais de semana em função da alta procura por shows esses dois estacionamentos praticam valores bem altos e só trabalham com diárias.
Shopping Downtown
Sério? Dá para chegar nas Ilhas a partir do Downtown?
Sim, mas precisamente não de dentro do shopping, mas de um deck que fica ao lado de uma passarela de pedestres que dá acesso ao shopping na Avenida Mário Veiga de Almeida. Em relação a esse ponto de acesso ao shopping estacionar próximo ao bloco 8.